1 de março de 2016

O que você faz pra deixar seu cabelo assim?

Bom, muita gente me pergunta, então decidi fazer um post para explicar!

Todo mundo sabe que nascer com cabelos cacheados e crespos não é fácil! Primeiro que quando você é pequena ouve muitas piadas do tipo “deixa eu cortar um pouquinho pra ariar minhas panelas?” ou “neguinha do cabelo duro, que pente que te penteia?”... Pois é, exaustivo! Depois que, sua mãe, tias, parentes próximas, não sabem lidar com o seu cabelo, afinal (na maioria dos casos) elas se renderam ao padrão de beleza e alisaram o cabelo. Até algum tempo atrás era muito difícil obter informações sobre como cuidar dos cabelos cacheados e crespos, o que gerou uma grande geração de meninas que passaram a infância com cabelos presos e alisaram no inicio da adolescência. Afinal “Seu cabelo é que nem bandido, né? Quando não ta preso ta armado!”

Hoje em dia, com o avanço das redes sociais, é bem mais fácil aprender a cuidar dos cabelos que não são lisos, né não?! Então hoje eu estou aqui para me juntar ao grande coro de cacheadas que querem ajudar outras cacheadas! Hoje eu vou responder a pergunta que todo curioso racista faz: “O que você faz pra deixar ele assim?”




Bom, pra começo de conversa, tudo que eu faço pra manter meus cachos belíssimos é mantê-los saudáveis. Você provavelmente já escutou alguém dizer que cabelo crespo/cacheado dá muito trabalho. Deixa eu desmistificar isso para você: tudo o que eu faço no meu cabelo é o que uma pessoa de cabelos lisos deveria fazer também para manter seu cabelo saudável. É facin? Não! Toma tempo? Sim! Vale a pena? Muito! No fim das contas, é até mais fácil do que passar formol no cabelo de três em três meses...


Tudo que eu faço no meu cabelo é seguir o cronograma capilar! Olha essa tabela mara:

O cronograma capilar nada mais é do que uma agendinha de cuidados. É tipo uma dieta para os seus cabelos. E a tabelinha te ajuda a saber o que usar. Na tabela está como Etapa 1, 2 e 3; mas finge que é segunda, quarta e sexta respectivamente. Bom, os dias podem mudar, mas é importante manter 48h entre um processo e outro.

Você provavelmente já ouviu falar que de tempos em tempos é necessário trocar os produtos porque o cabelo se acostuma. Então, não é bem assim, cabelo não se acostuma. O que acontece é que seu cabelo pode estar muito seco e você comece a usar uma máscara de hidratação mara que nas primeiras semanas vai dar um super resultado, mas depois seu cabelo fica opaco, e a máscara não adianta mais. Não é que seu cabelo se acostumou, é que ele precisava de hidratação e você hidratou agora ele precisa de nutrição, simples! E isso não é só para cabelos cacheados, é para todo mundo.
“Ah Tamis, ta bom! Mas como é que eu vou saber para que serve os produtos que eu compro??”
Simples, é só observar quais são os componentes do produto!

Produtos para hidratação geralmente são de frutas (como abacate, banana, mamão...), ou então mel, vitaminas A, B, C e D, leites (de cabra, por exemplo), açucares. Essas informações geralmente estão nas embalagens. Mas em geral, quando está escrito que é pra hidratação, é para hidratação mesmo, mesmo que o produto não seja rico em nenhum desses componentes. O que você pode fazer para enriquecer sua hidratação é misturar esses ingredientes (não todos de uma só vez, ok?) no seu creme para hidratação. Outros ingredientes que funcionam bem são o Bepantol (em solução!!! Compra em qualquer farmácia), maisena, cacau em pó, café... Conforme você for seguindo o cronograma, você vai perceber o que funciona melhor para você.

Para nutrição, a mesma coisa, geralmente está escrito no rótulo “NUTRIÇÃO”, e é bem legal misturar óleos 100% vegetais (azeite, óleo de semente de uva, óleo de coco, de argan... qualquer um que seja 100% vegetal), manteigas (karité, por exemplo), geleia real (é muito caro! Cuidado!), gérmen de trigo, ceramidas, ovo (sim! Ovo! Não deixa cheiro!), maionese... Eu também gosto muito de cozinhar um pedacinho bem pequeno de abóbora ou cenoura, escorrer bem a agua, fazer tipo um purêzinho e misturar no creme.

Já para a reconstrução você precisa procurar cremes que sejam ricos em queratina, colágeno, creatina, tutano e arginina. Infelizmente não tem muitos ingredientes caseiros para adicionar na reconstrução, tem mesmo que procurar cremes que tenham esses elementos na sua composição. O que você pode fazer é comprar ampolas com essas substancias nas perfumarias. Outro truque também é misturar uma gelatina incolor no creme, pois elas são ricas em colágeno. Antigamente eu comprava um pozinho de colágeno em casas de produtos naturais, mas a menor embalagem vem muuuito, e com uma data de vencimento muito curta. Daí não compensa. Procurar as ampolas nas perfumarias é mais legal, pois diversifica mais a sua reconstrução: um mês você faz com tutano, no próximo com creatina... e assim vai.

O importante é lembrar que não precisa usar cremes mega caros para o seu cabelo ficar lindo. Eu nunca passei por nenhum processo de alisamento, e nem toda garota tem essa sorte. Minha mãe não sabia lidar com meu cabelo quando eu era pequena, e principalmente quando eu era adolescente, nada do que a gente fazia, nenhum tratamento, nenhum cabelereiro, nenhum produto conseguia deixar meu cabelo bonito. Cheguei a usar Kerastase, Redken, várias linhas profissionais que não surtiam efeito algum. Quando descobri o cronograma capilar eu estava prestes a desistir e fazer uma progressiva. Hoje consigo tratar meu cabelo com produtos baratinhos e muitos ingredientes caseiros. Inclusive posso deixar receitinhas e resenhas de produtos por aqui de vez em quando, se quiserem!
O que eu quero dizer com esse post é que não devemos ter medo dos nossos cabelos. Não devemos ter medo do volume, e nem virar escravas da definição. Cada cacho é um, e todos são lindos!

Gostou do post? Quer mais posts como esse? Ficou com alguma dúvida? Deixa um recadinho pra mim aqui nos comentários, vou ficar muito contente em te responder <3

Postado por Tamires Moura

13 comentários:

  1. Posta resenha dos produtos que você usa sim, eu passei a vida toda alisando meu cabelo, ele por algum motivo se transformou, ele era liso e ondulado nas pontas e agora que parei de fazer progressiva, etc meu cabelo ficou bem cacheadinho, to sofrendo pra cuidar dele, mas to amando o resultado <3

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Vou postar algumas resenhas e receitinhas então!
      Dá um trabalhinho sim, mas não desiste, hein!? Vale muito a pena!
      Beijos <3

      Excluir
  2. Já li muito sobre cronograma capilar e já estou procurando alguns produtinhos para colocar na minha rotina! Meu cabelo já foi mais cacheado, mas com o tempo (essa é a única explicação plausível pra mim haha) ele deixou de ficar tãaao cacheado, agora está puxando mais pro ondulado... Mas, mesmo assim, tenho que cuidar e o cronograma é pra todo mundo, não é mesmo :)

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danielle!
      As vezes foi alguma mudança hormonal, ou nos produtos que você usa...
      Vou postar algumas recitas e resenhas por aqui, quem sabe te ajuda com o seu cronograma!
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  3. Eu já disse que eu te amo, hein, cachos ruivos? Que post lindo de se ver ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca fiz um cronograma capilar, mas acho super legal! Cabelo saudável é indispensável, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Tenta fazer pelo menos um ciclo completo, prometo que não vai se arrepender!
      Beijos!

      Excluir
  5. Cronograma é amor né. Acho importante pra todo tipo de cabelo. ótimo post.
    Beijoos

    http://www.pudimengorda.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aiii mulher, amei o seu post, tão bem explicadinho e fácil de digerir. Cansei de abrir mil abas falando sobre cronograma capilar.. E realmente precisa de muito cuidado, e MUITA paciência também. Passei mais de 2 horas numa loja de cosméticos, comparando cremes, lendo a composição e de olho no preço, que por sinal está mais caro que os de cabelo liso. :o Beijoos
    http://minhacasadeverao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui um pouquinho de amor! *-*