17 de setembro de 2015

F.A. III - Colocando filme 135 numa Diana F+

Oi gente, tudo bem?

Andei um pouco sumida, mas logo logo escrevo um post explicando certinho o ue estive fazendo <3
Por hora, vou continuar a série de posts sobre fotografia analógica!!

Hoje nós vamos falar um pouquinho da Diana F+. Se você não viu os primeiros dois posts dessa série, clique aqui e aqui, e confira ;)

Pra quem não conhece, a Diana F+ é uma câmera da Lomography, muy lindinha, que você pode conhecer melhor clicando aqui.



Uma das características dela é que usa filme 120. Não é necessariamente um problema, mas é preciso lidar com os altos preços do filme e da revelação em 120, e com a dificuldade de encontrar um laboratório confiável que trabalhe com médio formato.

Eu usei filme 120 na minha Diana duas vezes,mas devido aos altos custos (sou apenas uma estudante universitária sem muita grana) passei a usar apenas filme 135. E hoje eu vou mostrar para vocês como se faz para por filme na Diana F+ sem o Back da Lomo.

Você vai precisar de:
1 Hashi descartável (nunca usado, ok?)
fita isolante
tesoura
papel alumínio
criatividade

Vamo lá então, em primeiro lugar você precisa cortar o hashi do tamanho da bobina de plastico do filme 120. Eu uso hashi descartável, porque era o que eu tinha em casa na primeira vez que eu fiz isso, mas tem gente que usa palito de sorvete. Fique a vontade para testar novos materiais também, o importante é que essa "haste" fique do tamanho certinho da bobina de filme 120, porque ela será o que a gente vai prender no filme para impedir que ele fique dançando dentro da câmera. É importante que a altura fique correta, mas você pode usar o material que achar melhor: hashi, palito de sorvete, espeto de churrasco, o que for, só não esquece de voltar aqui depois e me contar o que você usou e se deu certo.



Bom, feito isso, você precisa colar com fita adesiva o cartucho de filme no hashi (ou o que você estiver usando). Procure deixar bem no meio, de forma que quando esticado o filme fique numa posição centralizada em relação à câmera, isso vai facilitar o enquadramento das fotos.



Posicione o filme na câmera e encaixe a ponta na bobina. Se preferir cole com fita adesiva, não é extremamente necessário, mas garante firmeza.






Pronto, o filme já está na câmera. Agora você precisa tomar mais dois cuidados: primeiro tampe com papel alumínio e fita isolante (eu usei mil camadas de fita crepe antes da fita isolante porque sou medrosa) a abertura da tampa da câmera. Essa abertura existe para possibilitar a contagem do filme 120, que por sua vez possui um papel que protege o filme dessa abertura. Como o filme 135 não possui essa proteção, é necessário que a gente cubra para que não entre luz por ali.




Ou não. Já vi fotos que foram tiradas sem que se tampasse essa janelinha, e ficaram bem legais. Ficam com uma mancha meio queimada bem no meio, que deu um tom experimental à elas. Eu mesma nunca testei, mas tenho vontade. Lomo não tem muitas regras, então se você tiver vontade, pode fazer.

O segundo cuidado que você precisa tomar é marcar essa rodinha que gira a bobina. Como com filmes 120 a contagem de exposições é naquela janelinha nas costas da câmera, essa rodinha não trava automaticamente, como em câmeras de filme 135. O que você precisa fazer é marcar onde sua volta começa. Para cada foto que você for bater, você precisa dar uma volta inteira com essa rodinha, e sempre parar onde está marcado.




Para fotografar com a Diana, você precisa ter em mente que o que você vê no visor não é exatamente o que vai sair na foto,  então tente calcular o que está diretamente na frente da lente.

Outra dica é que o filme mais indicado para se usar na Diana é o filme com ISO 400. Se você estiver usando filmes com ISO mais baixos, é necessário regular a lente para cenas mais escuras. Por exemplo, se você está tirando uma foto externa em um dia de sol, regule como se fosse um dia nublado. Dessa forma a lente deixará entrar mais luz, registrando a foto direitinho.

Viu como é simples? Não deixe de tentar em casa, é só na prática que a gente aprende!

Gostou deste post? Ficou com alguma dúvida? Achou que faltou alguma coisa? Deixe um comentário aqui em baixo! A sua opinião é muito importante pra gente, e adoramos ler seus comentários! Prometemos que respondemos assim que possível!!

Beijos,
Tamires Moura

2 comentários:

Deixe aqui um pouquinho de amor! *-*