17 de fevereiro de 2016

11ª Festa do Ano Novo Chinês

Como descendente de japoneses, eu frequento a Liberdade desde que nasci, então tenho muita história para contar sobre esse bairro maravilhoso, mas falo sobre isso um outro dia. Agora eu vou contar um pouco sobre a Festa do Ano Novo Chinês e as coisas mais legais que vi por lá esse ano.
Xīn Nián Kuài Lè! Feliz ano novo em mandarim! Ps: olha a apresentadora no meio do palco gravando snapchat hahaha!

Apesar de ser um bairro tradicionalmente japonês (onde hoje em dia, no entanto, é possível comer “flango xadlez” em qualquer restaurante haha), a Liberdade não dispensa uma boa festa. E já que nós paulistanos adoramos celebrar a cultura asiática, há 11 anos, na Praça da Liberdade, comemora-se o Ano Novo Chinês.
Na China a passagem do ano é marcada segundo um calendário que se utiliza da posição da Lua e do Sol para a contagem dos dias, por isso eles não queimam os fogos no mesmo dia que nós. Aliás, a queima de fogos é uma tradição muito legal que não podia faltar nem durante o dia na festa de São Paulo, onde a diferença de fuso horário para Pequim é de quase 12h. Isso porque os chineses acreditam que os fogos espantam os espíritos malignos e impedem que eles assombrem o ano que está chegando.
O mesmo vale para os dragões e leões que dançam durante a festa.
 Quanto mais longo o dragão, mais sorte ele traz.
São necessárias várias pessoas para movimentar os dragões de forma coordenada em meio ao público. Os movimentos fluidos e delicados fazem parecer com que o dragão deslize sobre um rio acima de nossas cabeças, é encantador! Eles são símbolo de prosperidade e poder e com seus dentes a mostra espantam o que de ruim possa querer entrar no novo ano. Já os leões, de aparência mais feroz, simbolizam a força e a coragem para enfrentar os novos desafios.
 “Dlagon” voando!
Todo mundo queria passar a mão na cabeça dele.
 Os leões são menores, geralmente comandados por duas pessoas vestindo a fantasia.
Dizem que bater na bunda do leão traz sorte!



O vermelho, cor mais utilizada no vestuário pelos chineses durante a passagem do ano, por ser uma cor vibrante e alegre, repele a má sorte e traz fortuna, além de estar relacionada à espiritualidade.
 Em 2016 entramos no ano do Macaco de Fogo do Horóscopo Chinês. Segundo as lendas, Buda teria convidado todos os animais para uma festa de ano novo, mas apenas 12 compareceram, e como recompensa, cada um passou a representar um ano de acordo com a sua chegada na festa. Aqueles que nasceram em um ano do Macaco são conhecidos pela sua inteligência, curiosidade e bom humor, mas devem controlar sua arrogância e egoísmo para terem sucesso. Esse também é o segredo para prosperar em 2016.

Imagem oficial do “mascotinho” da festa desse ano :3

Durante o final de semana das festividades na Praça da Liberdade ocorrem shows de manifestações culturais típicas da China. Após a contagem regressiva e a queima de fogos no primeiro dia, a dança dos dragões e dos leões foi comandada por academias de artes marciais, que também se apresentaram no palco. Esse ano também pudemos prestigiar uma apresentação surpreendente de Bian Lian, um tipo de apresentação teatral de troca super-rápida de máscaras. É impressionante! Quando cheguei em casa fiquei algumas horas vendo vídeos e fazendo “ooooh” na frente do computador haha! Vejam esse rapaz, que loucura:



Apesar do sol escaldante (ainda bem que conseguimos uns chapéus para nos proteger ^_^) e de ter bastante gente, vale muito a pena passar um tempo na frente do palco montado na praça. Porém, recomendo procurar algo para comer antes do meio dia, quando os restaurantes vão ficando mais cheios.
Eu fazendo graça (por motivos de “dlagon”) e a mãe do meu namorado rindo de mim hahaha! Percebam o desespero na cara de quem não tinha um chapéu.
Sim! Falando em comida (porque parece que a Liberdade só atrai os turistas pela comida haha!), nas ruas que descem da praça estavam montadas barraquinhas com comidas típicas, como o guioza (meu preferido, pastelzinho de massa fina recheado com carne de porco), takoyaki (bolinho de massa com recheio de polvo, é divino, provem!) e claro, pra quem prefere não arriscar, os famosos yakissoba e “tempulá”, dentre muitas outras opções. Esse ano, inclusive, havia uma barraquinha da Jiang Pu, a chinesa mais fofa do Brasil, participante da 2º edição do MasterChef <3 e embaixadora da festa desse ano. Claro que havia uma fila gigante para comprar comida e tirar uma selfie com a cozinheira. E como eu ainda sou nova nessa profissão de blogueira... esqueci de tirar foto da barraquinha u.u’ e de várias outras coisas, desculpem-me. Mas acessem o Instagram do evento que tem bastante foto legal!
Pelas ruas do bairro, marcadas com as icônicas lanternas, ainda foi possível conhecer mais sobre a cultura e tradições da China com uma exposição, aprender um pouco de mandarim com alunos voluntários, passear pelas papelarias, galerias de lojinhas e pela feirinha de artesanatos (não recomendo para quem não quiser gastar O_O mas é quase impossível), conhecer doces, salgadinhos e outras comidas típicas nos mercadinhos, enfim, sentir-se realmente imerso na cultura asiática.
Lotado antes do meio dia! Além de comida e artesanato, tem barraquinha de roupas, cultura pop e souvenires da festa.
Namorado e sogrinha com o samurai de bronze (artistas de rua são muito amor e na Liberdade tem de estátua viva à violinista tocando Katy Perry). Gente, estava muito calor, como ele consegue?!

Durante o ano, a Liberdade ainda recebe muitas outras festividades japonesas (como o Hanamatsuri, em abril; em junho o Gueitosai e em julho o Tanabata Matsuri; e o Toyo Matsuri, em dezembro), mas o bairro merece um passeio em qualquer época.
                                    
Para saber mais sobre como foi a 11ª Festa do Ano Novo Chinês de 2016 visite a página oficial do evento no Facebook
E aí, o que acharam? Deu vontade de ir, né?

Postado por:
Yasmin Hirao

17 comentários:

  1. Amei, não sabia que era assim.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Obrigada pelo comentário :D A cultura asiática é tão diferente da nossa, também adoro conhecer mais sobre as tradições de lá do outro lado do mundo. Beijos!

      Excluir
  2. Simplesmente demais ashuashua adorei o post e também saber mais sobre a cultura chinesa, eu também adoro coisas do japão! <3 Tenho muita vontade de ir na Liberdade! ^.^

    umagarotasemestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Noemí :) Quando você tiver a oportunidade vá visitar a Liberdade que você vai se encantar mais ainda pela cultura japonesa. Obrigada pelo feedback, beijos!

      Excluir
  3. O texto ficou super bacana, foi muito gostoso de ler, parabéns Min!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vini *--* Obrigada pelo elogio! Fique ligado que em breve vou falar sobre cervejas artesanais haha! Bjs!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Demais, né! Bjs! Ps: amei seu blog e as fotografias! Parabéns :3

      Excluir
  5. Eu fui esse ano também, mas a dança do dragão já tinha passado D:
    Ano passado aproveitei mais, vi o a dança e fiz cafuné nos leões hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São Paulo nos agraciando com o melhor da globalização :D Eu sinto uma ligação muito forte com a cultura asiática, então também adoro participar dessas tradições (cafuné no dragão, acender incenso, comer moti no ano novo...).

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigada, Carol! Adoro seu blog, já conhecia a resenha das tintas azuis e verdes :) Beijos!

      Excluir
  7. Deve ter sido um festival incrível! Morro de vontade de conhecer a Liberdade, mas como não sou de SP, fica meio difícil. ): Adorei tudo! Um beijo ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Obrigada :3 Quando você vier pra São Paulo separe um dia para fazer um passeio pelo bairro, tudo é encantador, as ruas e lojinhas e os japonesinhos haha! Beijos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. Só fui uma vez na Liberdade e quando fui não teve nenhum evento de chamar muito a atenção, já esse, gostei bastante, parece ser muito interessante!

    Beijos
    http://www.maisdocequemell.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mellanie! Eu gosto de ir na Liberdade mesmo quando não tem festa, sempre volto pra casa com algum docinho diferente ou algum item fofo de papelaria n.n Falando nisso, muito fofo seu blog, parabéns ;) Beijos!

      Excluir

Deixe aqui um pouquinho de amor! *-*