9 de fevereiro de 2016

Precisamos falar sobre cinema nacional

Hoje, finalmente, fui assistir “Reza a Lenda” – filme nacional dirigido por Homero Olivetto e estrelado por Cauã Reymond. Em meio a criticas muito boas e muito ruins (e como ainda não saiu a crítica do Cinema em Cena) decidi ir assistir e tirar minhas próprias conclusões.
É um blockbuster, não para o público que adora um cult, mas é um filme bem bom, com uma montagem incrível, fotografia admirável, trilha sonora amor (Tropkillaz!!), e uma estória bem envolvente. Não vou fazer uma crítica, pois não estou apta para tanto, mas vou deixar o trailer aqui para vocês tirarem suas conclusões.

Reza a lenda - Trailler

“Poxa Tamis, se você não vai fazer uma crítica, por que escolheu este tema?”
Não é exatamente sobre este filme que eu quero falar para vocês, é sobre o cinema brasileiro em si. Antes de ir assistir Reza a Lenda ouvi muita gente dizendo “ah, é o Mad Max brasileiro” ou “ah, filme nacional, credo!”. Também li em portais de notícias que este filme “prova que brasileiro sabe fazer filmes de ação.” Oras... como as pessoas chegaram a essas conclusões? Será que não assistiram Dois Coelhos, ou Assalto ao Banco Central, ou até mesmo Alemão (que não é dos meus favoritos, mas vá lá)?
No fim das contas, o medo não era por ser um filme de ação, mas sim um filme de ação que se passa em um tempo espaço diferente. Sim, o medo era da ousadia de Olivetto em criar um ambiente muito diferente dos que estamos acostumados no cinema nacional. O filme não se passa nos grandes centros urbanos, se passa na caatinga do nordeste, numa história que foge bastante da realidade. Sim! É ousado, e isso é ótimo!
E até me entristece um pouco ouvir dizer que é o Mad Max brasileiro... Não é um filme pós-apocalíptico, só se passa na caatinga... ao contrário do que muita gente (aqui em SP pelo menos) tem muitas famílias que vivem a caatinga e a seca, e não é depois do fim do mundo, é agora. E para além disso, é um filme que ousa por trazer elementos do imaginário brasileiro, o que o torna beeem diferente. A menos que estejam limitando Mad Max a um filme de ação em um cenário desértico. Daí tudo bem. (Daí Acquaria tbm podia ser um Mad Max brasileiro, né não?
Sandy – A Furiosa brasileira!
Quer dizer que o nosso cinema está ampliando os gêneros, e se tornando múltiplo. Óbvio que o público tem medo, estamos mais do que cansados de ir prestigiar o cinema nacional e se deparar com um “Vai que dá Certo”, ou “Tropa de Elite”, ou “Mulheres ao Mar”, ou ainda “Eai? Comeu?”... Como sempre digo, não vou gastar meu dinheiro com cinema se for pra ver outro filme de Fábio Porchat!!

Mas a verdade é que se as produções nacionais (que nem sempre são Globo Filmes, ok?) fossem distribuídas de maneira correta, não precisaríamos passar por isso, quer dizer, cadê os filmes que ganham editais? Os filmes independentes? A REAL produção cinematográfica nacional? Se pra mim, que passei a vida todinha em SP capital, é difícil ter acesso a essas produções, imagina pra quem mora numa cidadezinha pequena, no interior do Mato Grosso, onde só tem um cinema, e o único filme nacional que tá passando é Fabio Porchat??? Claro que o brasileiro tem medo do cinema nacional.
Segundo os dados da Ancine, em 2015, 15 filmes brasileiros fizeram mais de 100.000 espectadores juntos, e somaram 18.000.000 de espectadores. Destes 15, 12 são comédias chanchadas (estilo Fabio Porchat)!!! De 126 filmes lançados no ano passado, 13,5% de títulos fizeram 94,5% dos ingressos e 86,5%dos títulos fizeram 5,5% dos ingressos!!! (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) Isso é muito alarmante, e não é a toa, a maior parte das nossas produções NÃO está no cinema. E ainda tem gente que reclama da cota para filmes nacionais em salas de cinema. Mas isso é assunto para outro post...
Outra coisa que eu não podia deixar de comentar é a falta de diversidade de atores em filmes da globo... Gente, quando eu era pequena, todos os filmes eram protagonizados pelo Celton Melo, hoje em dia já tem mais atores (risos), mas será que não tinha um maldito ator nordestino para colocarem como protagonista em Reza a Lenda???? Tinham que colocar atores paulistas/cariocas, imitando sotaques nordestinos de forma tão galhofa?? Será que a Globo não aprendeu nada com Cordel Encantado????
Enfim, vamos sim prestigiar filmes brasileiros, por mais filmes como Reza a Lenda, que é um ótimo filme!! (da uma surra em muitos filmes do Nicolas Cage). Mas também por mais filmes como 
Madame Satã e muitos, muitos outros que merecem ser prestigiados!
PS: NÃO! A personagem da Sofie Charlotte NÃO É a Furiosa do sertão!!! Vão assistir o filme!

Post by
Tamires Moura

Ps da Luh: Não esqueçam de participar do sorteio! O resultado sai dia 13!!!!

16 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Se tem Cauan já vale a pena hahaha, eu gosto de filme brasileiro, algumas pessoas tem um certo preconceito, mas eu não. Quero assistir!
    Beijos
    www.vireiprincesa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim! Super vale a pena! É bem diferente das produções brasileiras que estamos acostumados.
      Beijos!

      Excluir
  2. Lu, eu sou uma apaixonada por filmes nacionais, acho que aos poucos estamos crescendo, fazendo filmes de ótima qualidade, cada vez melhores e nossos atores são excelentes! Eu gosto mesmo de filmes nacionais, gosto dos de "favela" que a galera tem preconceito, gosto das comédias e gosto dos dramas (que acho que o cinema brasileiro adora). Preciso assistir esse... achei que a fotografia é bem "Mad Max" hauahuaha

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a produção cinematográfica está crescendo bastante, principalmente graças aos editais de incentivo e as parcerias com grandes produtoras gringas, como é o caso de Reza a Lenda. Assista sim, vale super a pena!!

      Excluir
  3. É só falar que é nacional que a critica bota pra quebrar e coloca o filme no livro do arraso. Eu ouvi falar desse filme, realmente são poucos nacionais que me chamam a atenção mas esse me senti convencida a ver ! parece ser um filme bom sim!

    http://guitarrebel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reza a Lenda é bem diferente das produções nacionais que a gente ta acostumado a ver no cinema. Assista sim, é ótimo! Mas ó, tente conhecer o cinema brasileiro independente, aposto que bastante coisa vai te chamar a atenção!
      Beijos!

      Excluir
  4. Adorei seu post, acho que a gente tem que dar mais chance ao cinema nacional e parar com esse preconceito bobo. Adorei suas indicações, amo o filme Lisbela e o Prisioneiro, quando era pequena assistia direto <3 E sobre o filme Reza a Lenda já tava com vontade de ver, e saber que a trilha sonora tem Tropkillaz me deixou com mais vontade ainda.

    Bjs
    oh, wow, lovely ❁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também assistia muuuito Lisbela e o Prisioneiro <3
      Ainda é um dos meus preferidos!
      Tropkillaz é só amor <3

      Excluir
  5. Simplesmente apaixonada pelo teu blog <3 Parabéns e todo sucesso do mundo,você é muito criativa tudo bem feitinho amei cada pedacinho dele.

    http://pamelakarinablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pâmela!
      Nós do Flower Things também te desejamos todo o sucesso desse caminho!
      Beijos!

      Excluir
  6. Realmente as pessoas tem muito preconceito com cinema nacional e conseguimos encontrar coisas boas sim, algumas nem tanto... Mas vale a pena ver qualquer tipo de filme pra aumentar o repertório e ai sim poder dizer se gosta ou não né?
    Adorei a resenha!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=_LbfE9UtwYs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! No cinema nacional encontramos de tudo um pouco, mas é bem importante manter isso em mente: Só algumas coisa são ruins. Muito (a maior parte) das produções nacionais não estão em grande circulação, mas em geral são muito boas!
      Beijos

      Excluir
  7. Muito interessante essa "crítica", acredito que mais e mais pessoas deveriam assistir a filmes brasileiros no cinema! O problema é a pouca variedade de gênero, como você mesma disse.
    Como você não gostou de Tropa de Elite?! Ele é um ótimo filme! Não só por conta da história, mas também porque trouxe atenção para os filmes brasileiros... Mesmo as pessoas que dizem não gostar de filmes nacionais já assistiu a esse! :)

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o grande problema é que a maior parte dos filmes nacionais não estão nos cinemas, né... fica bem difícil. Ainda vou escrever um post sobre portais onde conseguimos encontrar essas produções. A pouca variedade, na verdade, é na Globo Filmes, porque se olharmos para as produções independentes e de produtoras menores achamos uma grande variedade de gêneros.
      Então, eu não gostei porque é um filme ideológico, que veio com bastante força num momento político em que o que a PM mais precisava era do apoio da população. Acho que colocar um policial como herói nacional veio bastante a calhar, e usar o cinema assim é fazer o público de bobo. Para além disso, acho a fotografia e a arte bem pobres e o roteiro bem fraco. Mas sim, ganhou bastante público por causa do seu apelo à violência, todo mundo já viu. O que é uma pena, é tão difícil achar alguém que já tenha visto O Som ao Redor, por exemplo.

      Um beijo!!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Confesso que nunca gostei muito de filmes nacionais, mas ano passado me dei uma chance e até que gostei de uns 3 ou 4 que assistir de comédia, beijos!
    http://garotadelicada20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa estou com muita vontade de assistir este filme, gosto muito do Cauã Reimond!
    Gostei muito de Faroeste Caboclo e do Tim Maia :/ Me julgue kkkkk
    Ah e Fabio Porchat tbm (rindo muito aqui) gostei muito das sua opinião!
    Um bj
    estou seguindo seu blog e curti a page tá!
    http://nossarotina-arthur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui um pouquinho de amor! *-*